consultores
área do cliente

Inovação para pequenos e médios negócios

Você acha que inovação é possível somente para grandes empresas que podem empregar altos investimentos financeiros, utilizando as mais avançadas tecnologias? A pandemia do novo coronavírus trouxe muitos desafios para grandes, médios e pequenos negócios. Reinventar-se foi uma das palavras de ordem e foi necessária muita inovação para sobreviver a esse período, independentemente do tamanho da empresa. Se o seu negócio faz parte do grupo de pequenas e médias empresas e você acredita que inovação é algo inalcançável, vamos te mostrar que inovar é mais do que investir em novas tecnologias. Você, como PME, quando entende, estimula e desenvolve uma cultura de inovação em seu negócio, está criando uma importante vantagem competitiva, inclusive em relação às grandes empresas. 

Estamos inseridos em um mercado que muda constantemente, com novas tecnologias surgindo o tempo todo, visando atender às necessidades dos consumidores e mudando seu comportamento, por isso é muito importante investir em inovação tecnológica. No entanto, quando o assunto é inovar, precisamos expandir nosso entendimento para além do campo tecnológico ou das mudanças radicais de algum produto ou serviço. A inovação pode estar nas pequenas ações como uma alteração em um de seus processos, ou na maneira como você se comunica com seu cliente, ou ainda quando alguma melhoria é implementada reduzindo por exemplo os custos da empresa.

O que é inovação?

De forma bem simples, podemos definir inovação como a prática de introduzir novidades, criar algo, renovar, recriar. É trazer para o seu negócio mudanças e/ou melhorias de algo já existente. Ou seja, qualquer melhoria que você faça ou leve para o seu negócio, qualquer solução que você leve para o seu cliente gerando valor e facilitando sua vida, é um tipo de inovação. 

Perceba que começamos com a palavra “prática”: inovação é ação. Portanto, inovar deve gerar resultados para sua empresa e valor para o seu cliente. Assim como em qualquer outra área da sua empresa, para que a inovação seja permanente é imprescindível que haja uma estratégia que esteja alinhada com a estratégia macro do seu negócio, e que você saiba como ela te levará a alcançar esses objetivos. Criar uma cultura de inovação pode ser, então, o seu maior desafio, por isso propomos nesse artigo 4 passos iniciais que vão te ajudar a iniciar nessa jornada que levará sua empresa para outro patamar.

Defina sua estratégia de inovação

Antes de iniciar as ações, é necessário organizar, planejar e sistematizar as ideias e processos inovadores, de forma que eles sejam de fato empregados na empresa. Tudo isso começa na busca do entendimento e na definição clara dos objetivos da empresa, e em como a inovação vai ser difundida e compreendida entre todos os setores da empresa. As ações de inovação devem estar entrelaçadas aos objetivos do negócio, portanto comece entendendo sobre os tipos de inovação, suas características e aplicabilidade. Então, estabeleça seus objetivos e conheça todos os recursos disponíveis (financeiros, humanos, materiais, tecnológicos). Esse será o primeiro passo para definir sua estratégia de inovação. 

Crie um ambiente que estimule a inovação

Tudo que se deseja mudar numa empresa necessariamente passa por sua cultura. Esse movimento de mudança pode ser o mais desafiador e complexo em qualquer processo que se deseja implementar ou melhorar. Essa pode ser uma das grandes vantagens das pequenas e médias empresas em relação às grandes. Isso porque grandes empresas podem demorar um bom tempo para difundir e se adaptar a uma nova cultura de inovação e dessa forma lançar uma nova solução no mercado. Já as pequenas e médias empresas têm a facilidade de inovar de forma mais ágil, ou seja, mudar a estratégia, validar no mercado, implementar a solução e coletar feedback dos clientes com mais velocidade. Isso é o que fará a diferença. 

Para se apoderar dessa vantagem é importante estimular um ambiente criativo e colaborativo na sua empresa, passando por todos os níveis hierárquicos. Os líderes devem incentivar a autonomia, estimulando o pensamento inovador para que seus profissionais busquem soluções para os problemas que surgirem, gerando benefícios não só para empresa como também para os colaboradores. Além disso, é interessante criar uma cultura entre a liderança de ouvir o que os colaboradores têm a dizer, estimulando-os a descobrir novas formas de fazer as suas tarefas.

Criatividade e inovação não são a mesma coisa, mas andam de mãos dadas e precisam estar presentes em todas as áreas da sua empresa, dessa forma sua empresa colhe muitos benefícios, seja no atendimento e satisfação dos seus clientes, seja na satisfação dos seus colaboradores. 

Defina e implemente uma metodologia ágil 

Quando falamos de inovação, intrinsecamente falamos sobre a necessidade de conhecer profundamente o mercado e nos adaptarmos às suas mudanças, que são rápidas. Implementar uma metodologia de gestão ágil nos seus processos de inovação te proporcionará exercitar testes, entregas e melhorias de maneira muito mais ligeira, porém de forma cautelosa e estratégica. Existem vários métodos ágeis e você pode escolher um que melhor se adapte ao seu projeto. 

Defina métricas e gerencie seus resultados

Como em qualquer outro processo, você precisa saber quais são seus objetivos e quais resultados deseja alcançar quando o assunto é inovar. Inovação não é apenas ter boas ideias e praticá-las, é importante definir metas e consequentemente construir as métricas que vão te propiciar analisar seus resultados. Dessa forma, ao estruturar seu processo de inovação, analise criticamente sua estratégia e defina seus indicadores baseando-se em seus objetivos e metas.

Inovação está ao seu alcance. Aposte em cultivar um olhar diferente para os problemas que surgirem, ouvir seus colaboradores e estimular uma cultura de inovação entre eles, além disso aproveite a vantagem de poder mudar e se adaptar rapidamente. Lembre-se, cada mudança, pequena ou grande, é inovação e inovar é crescer.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre Gestão e Governança, é só acompanhar nossas postagens semanais na seção de Conteúdo aqui no site e no nosso Instagram.

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp